sexta-feira, 2 de março de 2012

Sou africana e tenho orgulho nisso

Lancei o meu primeiro blogue, dei-lhe o nome Africa to Algarve, por isso está na hora de escrever algo sobre África.

Por onde começar?

Passei a minha juventude em África. A vida era simples e descontraída. 

Na capital da Rodésia, Salisbúria (agora Harare), havia muitas avenidas como esta na imagem e começou aí o meu amor pelas árvores.

Blakiston Street - Harare, 1975 (fonte: wikipédia - foto de Graham Bould)
Uma das minhas árvores preferidas era a Flamboyant (Delonix regia), também conhecida como a flor do paraíso, com as suas enormes flores cor de fogo - uma vista deslumbrante no verão.

Em 1970, eu e a minha mãe passámos alguns meses em Portugal, com a minha avó materna e a família alargada. Lembro-me de apenas gostar da grande variedade de tons de verde do campo português e dos dias de verão que só terminavam depois das 21 horas devido à Hora de Verão (uma novidade para mim). Fiquei tão feliz quando o meu pai nos enviou os bilhetes de regresso que uma das minhas primas ficou ofendida de eu estar tão contente com a ideia de voltar ao terceiro mundo!

Mais tarde, em 1977, os meus pais decidiram que seria mais seguro voltar a Portugal. Angola e Moçambique estavam em alvoroço, víamos a situação triste dos retornados que se refugiávam na Rodésia e já havia bombas a explodirem em lojas no centro de Salisbúria.

Deixámos a Rodésia antes de esta se transformar em Zimbabwe e da guerra civil e consequente ditadura arruinar o belo e próspero país que me viu nascer. 

Custa-me muito terminar de forma triste esta mensagem, mas fiquei desolada ao ler que a esperança de vida no Zimbabwe é agora uma das mais baixas do mundo!




3 comentários:

  1. What a sad story but one I feel which is written from the heart...

    ResponderEliminar
  2. Your happy memories should soar above that last sad paragraph; maybe I wear blinkers shutting out what is going on now; but as a friend of mine once said, we lived a charmed life in Africa. I say we were so lucky to have had that experience. The vastness and beauty can only be actually experienced when you are there.
    Liz
    PS and thanks for visiting my site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I do feel extremely lucky to have grown up there. Everyone I know who has lived in Africa has been changed by that experience.
      This post was the most difficult I have written. I had been reading about the present plight of Zimbabwe and I just could not shut out the sadness.
      My future posts will reflect the beauty of the country. I'm just sorry my family didn't take that many photos.
      I'll be visiting your blog frequently.

      Eliminar

Por favor deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...