terça-feira, 9 de outubro de 2012

3 notícias que não me surpreendem

Não costumo comentar notícias, mas recentemente li algumas que me afetam de uma forma ou de outra.

1. O stress e a docência

Segundo O Público, "os professores portugueses têm um nível de stress superior à população norte-americana, considerada uma das sociedades mais stressadas" e esta é a conclusão de um estudo sobre "burnout (o esgotamento físico e mental dos docentes portugueses)" .

Segundo o autor deste estudo, Alexandre Ramos, "a grande maioria dos professores encontra-se em níveis médios e baixos de burnout e nenhum dos professores inquiridos apresentava total ausência de "exaustão emocional e despersonalização, nem pontuações elevadas na realização pessoal no trabalho".

"A indisciplina dos alunos, as más relações com os colegas de trabalho e com a direção, a carga objetiva de trabalho e a burocracia" são apontados como factores que contribuem para o stress dos docentes. Ainda segundo este estudo, "os sintomas de mau estar ocupacional mais relatados são a falta de tempo para a família e amigos, dores musculares, de coluna e de cabeça, perda de energia e cansaço, irritabilidade e perda de paciência com facilidade, esquecimentos e falta de reconhecimento profissional".

Nada neste estudo me surpreende!


2.  Os professores e a crise

Ainda segundo O Público, os "professores portugueses são dos mais afetados pela crise na Europa".
O que dizer? Sofremos cortes no salário e nos subsídios, como os restantes funcionários públicos, passamos a trabalhar mais horas com mais alunos por turma e somos forçados a dar aulas em mais do que uma escola do agrupamento sem que nos paguem as deslocações extra. Utilizamos o nosso portátil para trabalhar para a escola, quando a Internet da escola falha, pomos a nossa a funcionar para a aula, compramos uma impressora para imprimir algumas fichas em casa, pagamos para ter formação na nossa área disciplinar, etc. (Já trabalhei noutra área no setor privado e nunca tive de levar o equipamento/material de casa, nem paguei pela formação!)


Devido ao exposto nos pontos 1 e 2, vou ter de dedicar menos tempo aos meus blogues. :(


Finalmente, uma notícia que me alegra:

3. Algarve eleito o melhor destino de praia europeu 2012

Li esta notícia no Correio da Manhã. No dia 6 de outubro, Portugal foi distinguido com o "galardão de melhor destino de golfe da Europa e a região do Algarve foi considerada o melhor destino de praia europeu, na gala europeia dos World Travel Awards, 2012, realizada no Algarve".

Yes!

Praia de Albufeira
Albufeira


2 comentários:

  1. Tenho uma professora em casa, que passa as "passas do Algarve", sendo que o Algarve é O destino de férias por excelência para esta população familiar. Há mais de 10 anos que vou para Alvor. Antes ia para Pedras D'el Rei e Albufeira .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz uma colega e amiga: "Não tá fácil!"
      No que diz respeito a praias, o Alvor tem um areal espetacular e Pedras d'el Rei tem uma água quentinha. Têm bom gosto!

      Eliminar

Por favor deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...